O Grupo do Joelho do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, iniciou suas atividades há 32 anos,em março de 1974. Foi fundado pelo Prof. Marino Lazzareschi com a participação de 2 R2 : Luiz Aurélio Mestriner e Ricardo Dizioli Navarro.

O ilustre Professor, interessado nas patologias do joelho era um profundo conhecedor do assunto. Já naquela época, notou que a incidência das lesões pluri-ligamentares aumentava dia a dia e portanto, nos entusiasmou a estudar o problema .Começamos a tratar as lesões agudas : as leves tratávamos de uma maneira clínica e as moderadas e graves ,cirurgicamente .Assim começamos a operar joelhos e concluímos um trabalho que posteriormente foi publicado na Revista Brasileira De Ortopedia e Traumatologia ,em1976 com o título:

Lesões Pluri-ligamentares Recentes do Joelho. Estudo de 40 casos. Foi o primeiro trabalho publicado pelo Grupo.
Nos anos seguintes apoiado na sólida orientação científica do seu fundador, o Grupo foi evoluindo e paralelamente abordando todos os assuntos relativos às patologias do joelho. Durante esses anos, sempre tivemos o total apoio da chefia do Departamento representada sucessivamente pelo saudoso Prof. Dr.José Laredo Filho, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni e atualmente pelo Prof. Dr. Flávio Faloppa.

Na década de 80, para aprimorarmos nossos conhecimentos e trazer novas idéias, vários membros do Grupo deixaram temporariamente o País para freqüentar cursos de aperfeiçoamento em Centros Especializados.
Em 1982 com a criação do Curso de pós Graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora, o Grupo estimulado pelo Prof. Laredo, começou a titular seus membros .Hoje contamos com um Prof. Livre Docente ,quatro doutores e sete mestres . Titulamos também um grande número de profissionais do Estado de São Paulo, e de outros Estados , uma vez que várias teses de mestrado e doutorado foram aprovadas no Departamento .Formamos também inúmeros especialistas em cirurgia do joelho segundo as normas da SBCJ.(Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho ).

Em 1987 com a criação do setor de Artroscopia, fomos apoiados pelo Prof. Sérgio Bruachini, então chefe da Disciplina, a desenvolver as técnicas artroscópicas participando desta forma da evolução na abordagem semiológica e cirúrgica do joelho. Conseqüentemente aperfeiçoamos os resultados do tratamento,colaborando desta forma para o desenvolvimento científico do Grupo bem como para o atendimento assistencial .
Atualmente em decorrência de uma fundação sólida apoiada na honestidade científica e seriedade de caráter, o Grupo trabalha de uma forma harmoniosa, regida por um espírito democrático, solidário e sempre com a cooperação irrestrita de seus membros e associados .

Prof . Dr. Ricardo Navarro
----------------------------------------------------
Prof. Livre Docente e Chefe do Grupo do Joelho.